Hoje - quinta-feira, 21 de agosto de 2014       | Contato  

Visitas neste site

TIRE DÚVIDAS SOBRE A CARTEIRA DE HABILITAÇÃO

Como tirar segunda via da carteira de motorista?
A segunda via da carteira de motorista pode ser feita diretamente no Ciretran da cidade do motorista ou em um Despachante Policial. Será necessário levar uma foto 3X4 recente e com fundo branco e o numero da habilitação anterior.

Como retirar uso obrigatório de lentes corretivas da carteira?
O motorista que estiver dispensado da utilização de lentes corretivas pode alterar este item em sua Carteira de Habilitação. Para isso, dirija-se ao Detran (capitais) ou Ciretran (no interior) para marcar um exame médico. Depois vá ao setor de renovação de carteira de habilitação e adquira uma planilha onde será registrado o laudo médico. Os documentos e o procedimento são os mesmos dos usados para renovar a carteira.

Como transferir a carteira de motorista de uma cidade para outra?
Dirija-se a Seção de Registro da CNH, mais próximo de sua casa - munido dos seguintes documentos :

  • CNH original (para fins de pesquisa). Nesta pesquisa será verificado a categoria de sua carteira além do prazo de validade dos exames médicos e psicotécnico
  • Original e cópia do RG
  • Original e cópia do CPF
  • Foto 3x4 recente colorida com fundo branco
  • Cópia e original do comprovante de residência. (Só pode ser aceito em nome de terceiros se esses forem: cônjuge, pais ou filhos do interessado. O parentesco será comprovado através da cópia do RG).

Procedimentos

  • Dirija-se ao setor de segunda via da CNH para preenchimento de uma planilha. Depois, você deverá pagar uma taxa no banco indicado, levando o CPF do interessado. Após o pagamento da taxa, o banco emitirá um comprovante de pagamento com a devida autenticação. Tire uma cópia deste documento pois o original deverá ser entregue junto com os outros documentos.
  • Retorne à Seção de Registro de CNH e apresentar comprovante de taxa juntamente com cópia da C.N.H., RG e comprovante de residência.

Observação: A antiga carteira fica detida

Pessoas de 16 anos podem ter Carteira de Habilitação para carro ou moto?
Pessoas menores de 16 anos não podem dirigir nenhum tipo de veículo automotor, pois são criminalmente ininputáveis (não podem ser punidas) e por isso não lhes é fornecida Carteira de Habilitação, mesmo com autorização dos pais.

Caso o motorista venha a perder a visão pode continuar dirigindo?
Não. Deve-se procurar o Detran para fazer um laudo em clínica conveniada onde se verificará a gravidade. Dependendo do caso perde-se a habilitação, ou fica anotado na CNH a obrigatoriedade do uso de lentes corretivas.

É possível alterar a escola pela qual faço o exame da CNH? Posso fazer em outra cidade?
É possível trocar de escola, mesmo se o processo de habilitação ainda estiver acontecendo. Há a necessidade de solicitar a documentação da escola antiga e levá-la para a nova escola. O procedimento é o mesmo para tirar a carteira em outra cidade. As escolas têm obrigação de disponibilizar os documentos sem nenhum custo para o aluno.

Durante quanto tempo posso dirigir com a carteira de habilitação vencida? (NOVO)
Após o vencimento, o motorista ainda pode dirigir por 30 dias. Depois desse prazo, ele estará sujeito às penalidades estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro.

Como agir quando você descobre que o número da carteira de habilitação está no nome de outra pessoa? (NOVO)
Você tem que pedir a pesquisa do seu prontuário, para saber quem é o verdadeiro titular da carteira. O pedido de pesquisa pode ser encaminhado ao Detran. Para algumas cidades, a pesquisa de Prontuário também pode ser feita pela internet.
FONTE: www.poupaclique.ig.com.br/matérias
Data: 24/03/2005 - 11:57horas
_______________________________________________________________

Maiores Informações: www.pr.gov.br/detran
ou
Departamento de Trânsito do Paraná - DETRAN/PR


Endereço: Av. Victor Ferreira do Amaral nº 2940
Capão da Imbuía - 82800-900 - Curitiba - PR
Informações 0800-643-7373 - Telefone 41 361-1212 - Fax 41 361-1086



Endereço ANASPS - Paraná

Rua Marechal Deodoro, 252 9º andar - Conj. 901 Centro
Curitiba - PR 80010-010 Telefax: (41) 3039-1062
anasps-pr@anasps.org.br





ANASPS - Estado de Paraná
Copyright © 2001 - Todos os direitos reservados